Já alguma vez tinhas pensado
ou desejado não ir à Escola?
PÁRA E P E N S A… O que te faz querer NÃO IR À ESCOLA?
Por vezes, podemos ficar tão centrados nos sentimentos menos positivos em relação à
Escola e ao estudo, que ficamos frustrados quando nos dizem frequentemente “tens de estudar”, “a Escola é importante”, “pensa no teu futuro”.
É importante PARARES e PENSARES, para perceberes o que influencia o teu desejo de não ir à Escola e ganhares consciência disso, até para poderes explicar melhor o teu ponto de vista a quem te rodeia.
Os motivos podem ser vários, falamos em seguida apenas de alguns:
“Sinto que não sou capaz de ter sucesso na Escola, a matéria é muito difícil”. Podemos ficar com vontade de deixar tudo para trás quando sentimos dificuldade em aprender. Ou, quando até estudamos mas os resultados não são os que esperávamos, é natural que nos sintamos desmotivados e tristes. Começamos a duvidar das nossas capacidades e cada dia de Escola torna-se uma tortura.
Já partilhaste estes sentimentos com os teus pais, professores ou com o Psicólogo da tua Escola?
“Não consigo pensar na possibilidade de voltar a ver colegas que têm comportamentos agressivos para comigo”. Quando no meio Escolar tens algum colega ou grupos de colegas que se metem constantemente contigo é natural que queiras evitar voltar a estar junto deles e que te possas sentir magoado, rejeitado, triste e até sozinho.
Neste caso, estar em casa é melhor, é como se estivesses no teu refúgio.
Se te sentes assim, o primeiro passo é falar com um adulto da tua confiança. Pode não ser fácil dar este passo, mas os Pais, Professores, Psicólogos da Escola, Enfermeiros da Saúde Escolar, conseguem encontrar formas de te ajudar a resolver este tipo de problemas sem que o bullie saiba que alguém o denunciou.
“Não quero ir à Escola porque posso ficar infetado e adoecer.” Poderás conhecer algum colega que até se esquece de que estamos a viver um período de pandemia e faz uma vida quase “como antes”.
Por outro lado, tu poderás sentir um medo paralisante de ficar doente. A forma de sentires algum controlo e te manteres longe da doença pode passar por estares informado: acompanha a informação que a DGS partilha de forma atualizada, pesquisa em sites credíveis dados sobre a evolução da doença.
Além disso procura manter os comportamentos de proteção recomendados.
(Baseado no documento “COVID-19. POR MIM DEIXAVA DE ESTUDAR”, da Ordem dos Psicólogos).
Enfermeira Helena Norinha
Sem comentários:
Enviar um comentário