segunda-feira, 1 de julho de 2019

LI E RECOMENDO


Chegaram as férias as Bibliotecas convidam-te a Ler+ no Verão.
Aqui ficam algumas sugestões.



“Gostei muito de ler este livro porque fala de duas adolescentes, Ruby e Verity que são totalmente diferentes.
Ruby é filha de uma prostituta alcoólica que só conhecia a pobreza e o abandono. Verity de boas famílias vive com todo o conforto.
Desde o primeiro dia em que se conhecem nasce uma grande amizade entre ambas, apesar das diferenças.
Mas o destino nem sempre é certo e não tardou a mostrar-se traiçoeiro. Ruby encontrou um lar onde pôde ser amada e acarinhada enquanto Verity e a sua mãe perdem a casa por causa de um desfalque feito pelo pai. É aí que conhece a pobreza em que a sua tia Hanzel vive. Mesmo não tendo uma boa relação com a sua irmã (mãe de Verity) decide acolhe-las em sua casa. A mãe de Verity com o passar do tempo suicida-se por não conseguir viver na pobreza, também passados alguns anos a sua tia Hanzel morre com um ataque cardíaco, a partir daí aprendeu a viver sozinha e sem a ajuda e os conselhos da sua amiga Ruby desde que esta proferiu as palavras “morreste para mim”.
Depois de alguns anos sozinha, quando a guerra começa, Verity conhece Miller um jardineiro que tinha acabado de ficar sem o lugar onde vivia. Ela leva-o e aloja-o em sua casa, como seu inquilino, inicia-se uma grande paixão entre ambos, mas nenhum deles se atreve a dizer o que sente pelo outro. Verity só percebe que ele sente algo por ela quando ele parte para a Escócia é aí que trocam o primeiro beijo.
Passado bastante tempo Ruby pede desculpa a Verity por ter proferido as palavras “morreste para mim”.
Archie (pai de Verity) vai até à casa desta e instala-se, até ao dia em que a agride quase até à morte e a tranca no abrigo antiaéreo. Depois de sair do hospital Ruby leva Verity para sua casa.
Um dia Archie faz uma espera a Verity com a intenção de a matar só que Miller salva-a da morte.”
Soraia Cruz (8.º ano)








 
"Gostei muito deste livro, porque tem três histórias MUITO DIVERTIDAS!!!!"
 Francisca Lopes (5.º ano)


 

"Eu gostei muito deste livro, das palhaçadas e das asneira que ele faz na escola, com amigos e o irmão."
Santiago Alexandre (5.º ano)


"Gosto da coleção é muito animada , recomendo a leitores com muita imaginação. Boas Leituras"
Gabriel Lopes (5.º ano)









"Eu gosto deste livro porque fala sobre o racismo e que não podemos estar muito tempo ao computador. Recomendo a leitura."
Santiago Lopes (5.º ano)

   
 





"Eu gostei muito deste livro, porque uma maldição pode sempre se tornar numa bênção. Recomendo a sua leitura."
Madalena Santiago (5.º ano)


 






"Eu gostei muito ler este livro e recomendo a sua leitura a crianças REBELDES como eu!!!"
Vitória Santiago (5.º ano)
 







"Adoro este livro! Pois dá uma boa lição: É fácil viver sem Internet! Recomendo a sua leitura ."
Sara Couto (5.º ano)


domingo, 23 de junho de 2019

Visita do Senhor Delegado Regional de Educação do Norte


No dia 21, encerramento do ano letivo para os alunos do 1.º ciclo e pré-escolar, o Agrupamento Padre João Rodrigues teve a honra da visita do Senhor Delegado Regional de Educação do Norte, a manhã foi passada na “Lamosa Natural” e a tarde na Sede do Agrupamento.

http://www.cm-sernancelhe.pt/index.php/arquivo-de-noticias/item/2954-lamosa-natural.html

 (Clique na imagem para ler e ver imagens deste dia)

terça-feira, 18 de junho de 2019

Do Agrupamento para a Universidade de Aveiro, em apenas um mês

O livro "Havia três dias e três noites... e depois" realizado pelos alunos, sob a coordenação dos professores, do Agrupamento Padre João Rodrigues, integrou a exposição inédita sobre Aquilino Ribeiro na Universidade de Aveiro.

(para ler mais, clique na imagem) 

http://www.cm-sernancelhe.pt/index.php/arquivo-de-noticias/item/2952-terras-do-demo.html

 

sexta-feira, 14 de junho de 2019

O nosso ADN, as nossas origens



O Agrupamento de Escolas de Sernancelhe abraçou a implementação do projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular no Ensino Básico, a iniciar no ano letivo de 2018/19, com a determinação de promover melhorias no processo de ensino aprendizagem e nas práticas pedagógicas. Em consequência, as turmas do 7º A e 7º B desenvolveram ao longo do ano letivo determinados projetos que tiveram como objetivos promover um ensino de qualidade, o sucesso para todos os alunos, dando oportunidade a que todos pudessem atingir o perfil definido à saída da escolaridade obrigatória.
Ao longo do segundo e terceiro períodos, as referidas turmas envolveram-se em diversas atividades para mais um projeto multidisciplinar, que teve como tema aglutinador “O nosso ADN, as nossas origens”. Este projeto teve como objetivos integrar conteúdos de várias disciplinas, desenvolvendo um trabalho prático e experimental, com projetos inovadores de forma a contribuir para a exploração de novas perspetivas por parte dos alunos, que facilitassem a contextualização dos conteúdos trabalhados, de modo a sensibilizá-los para a importância do património cultural, valorizando as relações intergeracionais como fonte de conhecimento, refletindo sobre contextos socioculturais diferentes.
Assim, como produto final do referido projeto, a escola abriu as suas portas aos Encarregados de Educação, no dia 12 de junho, organizando uma exposição na Biblioteca Escolar com os diversos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, proporcionando ainda um momento de convívio.
Este projeto teve uma avaliação bastante positiva por todos os intervenientes, especialmente pelos alunos que manifestaram a sua satisfação pela forma como todos se empenharam/colaboraram na concretização deste projeto.
(Texto: Professora Ana Paula Pereira)
(Fotografias: Professoras Cristina Albino e Ana Paula Pereira)

quarta-feira, 12 de junho de 2019

“Leitura em Vai e Vem”


As Educadoras da Casa da Criança continuam a desenvolver o projeto de “Leitura em Vai e Vem”, iniciado no ano letivo anterior.

Em família, as crianças, leram e interpretaram cada história de forma criativa, aqui ficam os trabalhos.
Parabéns a todos os envolvidos.